03/09/2011

Era uma Vez...

Título: Era Uma Vez...
Título original: Era Uma Vez...
Lançamento: 2008
Nota: 10
Direção: Breno Silveira
Atores: Thiago Martins, Vitória Frate, Rocco Pitanga, Paulo César Grande e Cyria Coentro
Duração: 120 minutos
Gênero: Drama Romântico
Sinopse: “Era uma vez...” conta a história de um amor verdadeiro entre uma menina rica do asfalto e um rapaz do morro. Vizinhos em realidades diferentes, Dé e Nina se conhecem em campo neutro, a Praia de Ipanema, e acabam se apaixonando profundamente. Para ele, é o primeiro amor e à primeira vista. Para ela, a descoberta de uma pureza e uma sensibilidade raras. Juntos, os dois experimentam as alegrias, emoções e dificuldades de viver um amor tão grande quanto improvável para uma sociedade que alimenta preconceitos velados.

Traduzindo: Dé é um menino honesto e trabalhador, nascido e criado num morro próximo à praia de Ipanema. Trabalha em um kiosque na praia e se apaixona por Nina, uma moça rica e de boa vida que mora em um dos prédios caríssimos em frente a praia. Acaba a conhecendo e eles se apaixonam e vivem bons momentos juntos, mas a vida no morro não é fácil e a junção desses dois mundos nem sempre dá certo.

Ponto forte: Gostei bastante da atuação, roteiro, trilha sonora e ambientação. Isso sem contar na surpresa que o filme nos causa. O final é chocante. Li que era para ser uma releitura moderna ambientada no RJ de "Romeu e Julieta" - o clássico Shakespariano - se era esse o intuito, acredito que conseguiram muito bem transmitir a mensagem. É um show de realidade dramática, que nos mostra o quão difícil é ser honesto.

Ponto fraco: Acho que por eu não estar acostumada com filmes sem legendas, acabava sem ouvir uma fala ou outra, talvez porque os atores falavam baixos ou simplesmente por falta de costume mesmo, não sei, mas me incomodou um pouquinho.


Melhor cena: Quando ela vai até o morro e ele mostra seu modo de ver o mundo a ela.
Melhor Frase: "O difícil é ser honesto"
Recomendado para: Quem gosta de drama, realidade, não se importa com violência e palavrão, quem gosta de conhecer um pouco sobre a vida na favela e quem precisa se indignar com algo, para acordar e tentar melhorar o mundo a seu modo. Não recomendo para crianças, mas acredito que a partir de 14 anos você já consegue compreender a história com clareza. Vale a pena.
Trailer:

Virou Pipoca? Não é o tipo de filme que a gente vê comendo, mas é um bom filme. Parabéns ao meu país por conseguir fazer algo decente, em meio a tanta porcaria.

Um comentário:

  1. Lindo Filme .. Não gostei do final lutarão tanto pelo amor e acabarão morrendo :\

    ResponderExcluir