02/09/2011

Meia Noite em Paris

Título: Meia Noite em Paris
Título original: Midnight in Paris
Lançamento: 2011
Nota: 10
Direção: Woody Allen
Atores: Owen Wilson, Marion Cotillard (A Origem), Rachel McAdams (Diário de uma Paixão)
Duração: 100 minutos
Gênero: Comédia Romântica, Fantasia
Sinopse: Meia noite em Paris é uma comédia romântica sobre uma família que vai a capital da França à negócios. A história inclui um jovem casal de noivos forçados a confrontar a ilusão de que uma vida diferente do seu estilo de viver é melhor.

Traduzindo: Gil e Inez estão prestes a se casar e vão a Paris à passeio. Ele é cineasta e está tentando a vida como escritor, enquanto ela quer simplesmente conhecer os lugares famosos da cidade-luz e gastar dinheiro com tudo que vê pela frente, ele procura por inspiração. Por acidente descobre um carro que passa a meia noite todos os dias no mesmo lugar e transporta as pessoas para a Paris dos anos 20, a época em que Gil gostaria de viver por dignar a mais bonita já existente. Nesse mundo do passado, Gil encontra grandes escritores, pintores, poetas, musicistas e artistas em geral, além de ter seu livro criticado pela melhor crítica da época. Quando retorna à Paris atual, Gil se depara com uma noiva completamente diferente dele, que está provavelmente apaixonada por outro homem e o acha louco por jurar ter passado a noite com Salvador Dali.
Em uma descoberta emocionante sobre amor, arte, desapego e cultura em geral, o jeito leve e apaixonante que a história é conduzida são capazes de te fazer desejar mais 100 minutos daquilo.

Ponto forte: A paisagem do filme é maravilhosa, assim como a atuação e a ambientação. Os cenários, figurinos e músicas utilizados remetem perfeitamente a época desejada. Tudo extremamente bem feito, muito bem produzido e detalhadamente planejado. É encantador na medida certa, apaixonante também e quando termina tudo que você consegue pensar é em como gostaria de ir a Paris, não... Em como gostaria de ter vivido a década de 20.

Ponto fraco: Não vi nenhum ponto fraco, porém acredito que se você não conhece absolutamente nada sobre as Vanguardas Européias, o Modernismo em geral, vai ficar um pouco perdido nos momentos que ele volta no tempo, mas vai conseguir entender o enredo perfeitamente e acompanhar a história, só não vai poder apreciar cada um dos mínimos detalhes, mas talvez depois desse filme você se interesse pelo assunto e saia por aí pesquisando sobre a Vanguarda.

Melhor cena: Gil encontra Salvador Dali e Buñuel, janta com eles e conversa com eles! Simplesmente PERFEITO!


Melhor Frase: "Se você encontrar alguém disposto a andar na chuva com você, não fuja; molhe-se."

Recomendado para: Amantes da arte, do francês, de Paris, de romances, de Dali ou quem gosta de Woody Allen, coisas pseudo-cults, vintages/retrôs...

Trailer:

Virou Pipoca? Sem a menor sombra de dúvidas! Pretendo inclusive comprar esse dvd assim que for lançado, merece ser reassistido 1000000 de vezes. É maravilhoso! Uma tremenda obra de arte. Perfeito. Equilibrado. Lindo. Lindo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário